ESTE BLOG, ASSIM COMO O GRUPO VOTO CONSCIENTE-PARAIBUNA, ENCONTRAM-SE INATIVOS. PERMANECEM AQUI A FIM DE REGISTRO.

O MOVIMENTO VOTO CONSCIENTE é uma organização não governamental que acompanha as atividades da Câmara Municipal na cidade de São Paulo desde 1987, hoje atuando em âmbito nacional. Neste momento, inicia as atividades na cidade de Paraibuna com um grupo de voluntários coordenados e aqui representados por Rogério Francisco Borges Pereira Faria.

A missão da organização é informar os cidadãos sobre a importância do voto e da necessidade de cobrança pós-eleição. Almeja-se incentivar a ação participativa, somando forças na busca de solução para os problemas coletivos. A participação da sociedade civil e o exercício da cidadania são conquistas importantes para o fortalecimento da democracia. A organização é responsável por vários projetos na área da educação para o exercício da cidadania em escolas, entidades e empresas.

O grupo pretende estabelecer uma parceria com os órgãos da Administração Pública direta e indireta do município. E, através de uma relação de apoio e respeito mútuo, atento aos ditames constitucionais e legais em geral, administradores, legisladores e sociedade civil construirão uma Paraibuna cada vez melhor.


e-mail: contato@participaparaibuna.com.br

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Grupo utiliza tribuna livre para esclarecer mal-entendido da sessão passada

Na sessão desta segunda, 24 de agosto, eu, representando o Movimento Voto Consciente Paraibuna, utilizei a a tribuna livre para prestar esclarecimentos sobre o mal-entendido ocorrido com Vereador Ronaldo na sessão passada. Saiba aqui. Segue abaixo a íntegra do discurso:

Boa noite, Excelentíssimos cidadãos.

Boa noite, Excelentíssimos vereadores.

Boa noite, Excelentíssimo Presidente.

Na sessão passada houve um mal-entendido por causa de um ofício encaminhado a um dos vereadores, então, vim prestar alguns esclarecimentos.

O Movimento Voto Consciente-Paraibuna é um grupo de cidadãos paraibunenses. Entre eles, encontram-se, além de pessoas com pensamentos divergentes à atual situação política, eleitores de Vossas Excelências e, inclusive, amigos de Vossas Excelências. Sua Excelência Vereador Klinger sabe disso e Sua Excelência Vereador Ronaldo sabe disso, assim como os demais.

O foco do grupo é cidadania e controle social. O que significa maior participação dos cidadãos nos rumos do município e a fiscalização dos administradores públicos. Como, inclusive, a população vem sendo convidada a fazer pelo Presidente Klinger. E esse trabalho não está acontecendo só aqui em Paraibuna. Como Vossas Excelências devem ter visto no site do grupo, www.participaparaibuna.com.br, e no site da Rede de Cidadania, www.votoconsciente.ning.com, ambos já divulgados aqui, existem núcleos do Movimento Voto Consciente em diversas cidade do país, de norte a sul. E isso não é exagero.

Todos os cidadãos, paraibunenses ou não, simpáticos à Vossas Excelências ou não, têm garantido na Constituição Federal e na Lei Orgânica de Paraibuna, direito de petição e à informação. Qualquer cidadão, quando achar necessário, tem o direito de oficiar qualquer de Vossas Excelências solicitando as informações que achar importante. E Vossas Excelências, homens públicos, têm o dever de responder em 10 dias. Quer gostem ou não. Esse é um ônus do ideal que Vossas Excelências escolheram seguir. Isso sim é democracia.

E é dentro dessas diretrizes que o Movimento Voto Consciente-Paraibuna, formado por cidadãos de Paraibuna, incluindo eleitores dos senhores, se dirigem a Vossas Excelências solicitando informações e esclarecimentos quando acham necessário.

E todas as ações do grupo são públicas. Qualquer passo dado pelo núcleo é divulgado na internet, em respeito aos princípios da publicidade e da transparência, que Vossas Excelências sabem serem diferentes, e são discutidos entre os voluntários, observando os princípios democráticos. E em respeito aos mesmos princípios, se qualquer de Vossas Excelências se sentir prejudicado por qualquer texto do site, o espaço está aberto para exercício do direito de resposta, como fará o Excelentíssimo Vereador Ronaldo.

O Movimento Voto Consciente-Paraibuna não quer confronto, quer uma parceria. E vem tratando, e sempre tratará, cada um de Vossas Excelências com honestidade e o devido respeito que a nobre função que exercem exige. E é a mesma honestidade e respeito que os voluntários, entre eles amigos e eleitores dos senhores, exercendo a nobre função de cidadãos, exigem de Vossas Excelências. Desejo, sinceramente, que tenhamos um bom relacionamento.


Essas palavras foram bem recebidas por todos os vereadores.

O vereador Dr. Fernando demonstrou seu descontentamento com o comportamento do colega vereador Ronaldo na sessão passada, quando este se manifestou sobre o ofício do grupo; e defendeu o direito do Voto Consciente com base na lei 9.265/96, entregando um estudo.

O vereador Ronaldo disse que a resposta já foi dada em tribuna na sessão passada e aconselhou o grupo a publicar o vídeo da sessão. O que será feito. Ainda mostrou-se interessado em participar da próxima reunião do grupo, em 19 de setembro, e explicar o artigo 21 da Lei Orgânica.

O vereador Daniel me convidou a acompanhar um dia seu e conhecer o trabalho do edil. Convite aceito. A data será definida na próxima semana.

O vereador Dé Rangel e o vereador Roberto parabenizaram a atitude e demonstraram apoio à iniciativa do núcleo.

A vereadora Profa. Helô também parabenizou o grupo e sugeriu que fosse feito também o acompanhamento da administração passada.

O vereador Juninho, que elogiou o trabalho que vem sendo realizado pelos voluntários, lembrou que o grupo foi fundado neste ano e tem como foco a administração atual, que estão acompanhando.

O vereador João Batista ainda lembrou que foi um dos únicos que respondeu o primeiro ofício do grupo encaminhado aos vereadores no começo do ano. Veja aqui. O outro foi o Dr. Fernando aqui.

O Presidente Klinger afirmou dar total apoio às atividades do grupo e afirmou que a Casa está aberta à participação da população.

Todas as sugestões foram anotadas e são muito bem vindas. Não custa lembrar que o foco das atividades do núcleo de Paraibuna do Voto Consciente foram definidos aqui. Na medida em que o número de voluntários for aumentando, maior, e mais deomcrática, será a atuação do grupo.

Nenhum comentário: