
27/04/2009
CANDIDO MENDES
Cientista político e reitor da Universidade Candido Mendes
TV Cultura, às 22h10
Na internet, às 17h30
A série de escândalos e denúncias que surgem a cada ano reforça ainda mais a necessidade de uma Reforma Política, que há muito é discutida, mas sem sair da retórica. Enquanto isso, o sistema político brasileiro tenta corrigir erros e tropeça na burocracia em busca do interesse público.
Candido Mendes conhece os dois lados da questão. Como cientista social, analisa a vida política brasileira e a situação do Congresso e dos parlamentares. Mas ele também já esteve do outro lado, como deputado federal.
A sua vivência política no Congresso Nacional foi somada ao trabalho acadêmico que Candido Mendes desenvolveu e reproduziu em vários ensaios e livros.
Candido Mendes é formado em Direito e Filosofia e presidente da Sociedade Brasileira de Instrução, mantenedora da Universidade Candido Mendes, do Rio de Janeiro.
Entrevistadores: Alexandre Machado, TV Cultura; Merval Pereira, colunista do jornal O Globo; Sergio Lirio, redator chefe da revista Carta Capital; Claudio Weber Abramo, diretor executivo da Transparência Brasil.
Twitters no estúdio: Carlos Seabra, coordenador do Ipsp (http://twitter.com/cseabra); Vitor Cheregati, estudante (http://twittter.com/vcheregati);
Fotógrafo convidado: Luciane Zardo, analista de TI (http://www.flickr.com/photos/lucianenz)
Apresentação: Heródoto Barbeiro
Sobre a exibição
Todas as segundas, a partir das 17h30, o Roda Viva é exibido ao vivo na internet pela IPTV Cultura contando com todos os recursos da transmissão participativa: três transmissões simultâneas de diferentes ângulos do programa (a entrevista em si, os bastidores e o acompanhamento do trabalho do cartunista Paulo Caruso), participação do internauta por meio de um canal de bate-papo e do twitter, contextualização do tema em debate com acervo da TV e Rádio Cultura, cobertura colaborativa de twitteiros (convidados que enviam suas impressões do programa por meio de ferramenta de troca de mensagens intantâneas) e fotógrafo do Flickr.
A câmera de bastidor é ativada às 17h30 para acompanhar a chegada dos convidados à emissora e, durante os intervalos e ao final do programa leva ao entrevistado as perguntas dos internautas. A entrevista no estúdio do Roda Viva tem início às 18h30, quando o internauta passa acompanhar o programa que será exibido na TV Cultura e também o trabalho do cartunista Paulo Caruso.
No mesmo dia, a entrevista é exibida na televisão às 22h10 sem edição ou cortes e é reprisada na semana seguinte, na madrugada de segunda-feira, ou seja, de domingo para segunda, às 00h00.
Para mais informações: http://www2.tvcultura.com.br/rodaviva/
Fonte: http://www.tvcultura.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário