ESTE BLOG, ASSIM COMO O GRUPO VOTO CONSCIENTE-PARAIBUNA, ENCONTRAM-SE INATIVOS. PERMANECEM AQUI A FIM DE REGISTRO.

O MOVIMENTO VOTO CONSCIENTE é uma organização não governamental que acompanha as atividades da Câmara Municipal na cidade de São Paulo desde 1987, hoje atuando em âmbito nacional. Neste momento, inicia as atividades na cidade de Paraibuna com um grupo de voluntários coordenados e aqui representados por Rogério Francisco Borges Pereira Faria.

A missão da organização é informar os cidadãos sobre a importância do voto e da necessidade de cobrança pós-eleição. Almeja-se incentivar a ação participativa, somando forças na busca de solução para os problemas coletivos. A participação da sociedade civil e o exercício da cidadania são conquistas importantes para o fortalecimento da democracia. A organização é responsável por vários projetos na área da educação para o exercício da cidadania em escolas, entidades e empresas.

O grupo pretende estabelecer uma parceria com os órgãos da Administração Pública direta e indireta do município. E, através de uma relação de apoio e respeito mútuo, atento aos ditames constitucionais e legais em geral, administradores, legisladores e sociedade civil construirão uma Paraibuna cada vez melhor.


e-mail: contato@participaparaibuna.com.br

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Grupo e Poderes municipais se reúnem com o Ministério Público

No dia 30 de setembro, quarta-feira, advogadas da Câmara e da Prefeitura e eu, como representante do Voto Consciente-Paraibuna, nos reunimos com o Promotor de Justiça para debater a Representação protocolada no Ministério Público em que se discute o direito à informação do cidadão. Veja aqui.

As conversas foram positivas, expondo todos as perspectivas sobre o tema e esclarecendo mal-entendidos que vinham atravancando o diálogo.

Conforme exposto pelo Promotor, o grupo tem direito a obter cópias, custeando-as, de dados dos órgãos públicos desde que esses já não estejam publicados nos respectivos sites, não sejam informações de caráter pessoal e não estejam protegidas por sigilo legal. Um prazo foi dado para que o grupo, Prefeitura e Câmara atinjam um consenso.

Ademais, o grupo foi seriamente alertado pelo Promotor para que mantenha a atuação apartidária, não se tornando instrumento dos grupos políticos da cidade. Do contrário, a própria credibilidade do núcleo estaria prejudicada para os fins a que se propõe.

O apartidarismo é diretriz dos trabalhos do grupo. Assim, ele está aberto à participação de todos os cidadãos paraibunenses, independentemente da ideologia política de cada um. É importantíssimo que você, leitor, compareça à reunião e faça suas sugestões e críticas com relação a atuação dos voluntários. Somente com participação, e fiscalização, de todos os paraibunenses, de todas as vertentes políticas do município, o Voto Consciente-Paraibuna atingirá seu objetivo maior: a democracia participativa.

Por isso, participe da próxima reunião:
Dia 3 de outubro, sábado
Às 16 horas
Na Associação Esportiva Paraibunense (Ex-ADEC).

2 comentários:

Willes de Toledo disse...

Rogério,

Acho esta questão no mínimo curiosa. No que se discute democracia e transparência surge a palavra apartidarismo. No meu entendimento o Voto Consciente luta pela transparência e o direito de qualquer cidadão fiscalizar o Governo Municipal e a Câmara. Quem é contra, diverge, ou cria obstáculos à esse direito não pode alegar "motivo político". O criador do obstáculo está contra a lei, sem atenuantes ou alegação para mal entendidos!! Vamos acompanhar detalhadamente o desenrolar desse processo porque a cidade toda tem a ganhar!!

Willes de Toledo disse...

Apartidarismo, Grupos Políticos da Cidade, Política, Ideologia, Democracia Participativa...Acho que esses conceitos todos precisam ser passados a limpo aqui na cidade. Tenho percebido que as interpretações são bastante diversas. Alguém se arrisca?